PRÊMIO HÉLIO BELTRÃO
COMPRASNET: O SITE DA TRANSPARÊNCIA DAS COMPRAS GOVERNAMENTAIS

1. DADOS GERAIS:
Instituição: Departamento de Logística e Serviços Gerais – DLSG
Responsável: Elisabeth Braga
Integrantes: Equipe – DLSG (Carlos Henrique de Azevedo Moreira, Valteno de Souza Marques, Beethoven Batista)
Endereço: Esplanada dos Ministérios Bloco “C” – Sala 319
Telefone: 313.1545
Fax: 322.5705
E-mail: www.planejamento.gov.br
Data do início da experiência: fevereiro de 1998.

2 – RELATO DA SITUAÇÃO ANTERIOR À INTRODUÇÃO DA INOVAÇÃO
No início da década de noventa, o Governo Federal executava suas atividades de serviços gerais, sob a égide do Decreto – Lei 200/67. O Segmento das Compras e Contratações estava sob o fulcro do Decreto - Lei 2.300/86, cujas regras e determinações, ao longo do tempo, em parte, tornaram-se inócuas.
Em junho de 1993, o Governo promulgou a Lei 8.666, reformulando e criando novos critérios para as compras e contratações governamentais. Foram instituídas várias modalidades de licitações e definidos princípios para a contratação por meio de dispensa e inexigibilidade de licitação. Além destas, outras inovações fizeram-se acompanhar à Lei 8.666/93, como a determinação da existência prévia de recursos orçamentários para as licitações e contratações, definição de valores limites para cada modalidade de licitação e, na contratação de obras e serviços, a elaboração de projetos básico e executivo, entre outros procedimentos específicos.
Os mecanismos de controle e acompanhamento das aquisições, bem como a autuação dos processos licitatórios, emissão e numeração das autorizações de fornecimento, à época, eram efetuados de forma manual ou mecanizada, gerando diversidade de atividades e grandes volumes de papel para arquivamento. Com a exigência de comprovação de habilitação jurídica, qualificações técnica e econômico-financeira impostas aos fornecedores para participação nos certames licitatórios, cada órgão da Administração Pública passou a ter o seu próprio cadastro de fornecedores, requerendo um contingente elevado de mão-de-obra para atualização e guarda de documentos, incorrendo muitas
vezes em riscos de fraudes, comprometendo a seleção de fornecedores, reduzindo as possibilidades da participação destes nos certames licitatórios face ao uso restrito dos recursos de tecnologia de informação e outros meios de comunicação disponíveis.
Na busca de soluções para as dificuldades que se acumulavam nos órgãos do Governo, publicou-se em 1994, o Decreto nº 1.094 de 23.03.94, estabelecendo como ferramenta gerencial para a Administração Pública Federal o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG, que se constituiu em solução de informática para viabilizar as ações de controle e gerenciamento das compras governamentais, consideradas excessivamente burocráticas e em diversas situações de eficiência duvidosa. A implantação de ferramenta informatizada de suporte aos procedimentos, à época, ocasionou uma melhor gestão e controle dos gastos com custeio. No entanto, a nova prática mostrou-se insuficiente para as demandas e a complexidade das licitações realizadas no âmbito da Administração Federal.
Todo esse contexto que dominava o cenário da Administração Pública no início da última década levou o Governo à formulação de diretrizes centrais, substanciadas em instrumentos legais e, ainda, a partir de uma visão empreendedora voltada à política de modernização e informatização das atividades e processos dos principais segmentos administrativos no âmbito do Governo Federal, iniciando-se a implementação de ferramentas e serviços desenvolvidos dentro dos mais avançados recursos da tecnologia da informação, que possibilitassem, acima de tudo, a prática de novas e mais seguras formas de gerenciamento e controle dos gastos públicos, principalmente as despesas de custeio (bens e serviços).
O SIASG, sistema informatizado voltado à gestão das compras públicas, era composto inicialmente por oito módulos, quais sejam: Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF; Sistema de Registro de Preços – SIREP; Catalogo de Materiais e Serviços – CATMAT; Catalogação de Serviços – CATSERV; Sistema de Divulgação Eletrônica de Compras – SIDEC; Sistema de Contratações – SICON; Minuta de Empenho e o ComprasNet. Esse último, objeto do enfoque, é o Site de Compras do Governo Federal na Internet.

3 – DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA INOVADORA
O Comprasnet foi implementado em meados de 1998, com o objetivo de se avançar na melhoria das ações governamentais e, também, pela necessidade de se dar maior amplitude e transparência às compras e contratações do governo federal. No início o site www.comprasnet.gov.br, se propunha à divulgação de avisos e editais, por meio do SIDEC nas suas diversas modalidades e, ainda, dos resumos dos contratos firmados pela administração pública direta, autárquica e fundacional. As funcionalidades disponíveis permitem aos usuários acessarem no site as áreas de Legislação, Publicações, Fornecedores, Serviços de Livre Acesso, Serviços por Assinatura e o SIASG. Na função legislação o usuário encontrará, matérias legais específicas: Lei 8.666/93, Medidas Provisórias, Decretos, Instruções Normativas e Portarias. A função Publicação permite aos usuários acompanhar o “Informativo ComprasNet”, onde encontram-se divulgadas notícias voltadas aos interesses dos usuários, além do Manual de Obras Públicas, Cartilha do Pregão, entre outras. Na função Serviços de Livre Acesso estão disponíveis o SICAFWEB, Pregão Eletrônico, Consulta Certificado de Registro Cadastral, Consulta Licitação, Consulta Linha de Fornecimento de Material e Serviço, Consulta Resultado de Licitações e Consulta Contratos. Inclui-se na função Serviços por Assinatura, Consulta Licitações com Acesso a Itens e Editais, Listas Preferenciais (o fornecedor recebe e-mail sobre as licitações de seu interesse), Listas Classificadas e Download das Linhas de Materiais e Serviços. Na função SIASG, estão disponíveis: números do SIASG e atendimento aos usuários, Pregão Eletrônico, Consultas Gerenciais, Homologação de Pregão Eletrônico, Inclusão de Edital, Fórum de Discussões, Devolução de Matérias (utilizado pela Imprensa Nacional), Consulta Termo de Retirada de Edital, etc.
Novos sistemas foram implementados e integrados a outros bancos de dados, como é o caso do SICAF, disponível também na versão WEB, que responde hoje, por um cadastro de 140.000 fornecedores, com crescimento médio mensal de 2000 inscrições de novos fornecedores, estando totalmente integrado com as bases de dados dos sistemas corporativos da Secretaria de Receita Federal - SRF, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN, Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, além da Imprensa Nacional, que publica no Diário Oficial da União, Avisos de Editais de Licitações, Resultados de Processos Licitatórios e Extratos de Contratos firmados com os órgãos de contratação da Administração Pública Federal.
Por intermédio do Comprasnet, os usuários do SIASG, responsáveis pelas Compras Governamentais, Fornecedores e o público em geral, podem acessar informações de seus interesses, tratadas e disponibilizadas com recursos de TI pelo Governo Federal, entre as quais destacam-se:


4 – OBSTÁCULOS ENCONTRADOS
Por tratar-se de sistema on-line, que faculta o acesso via Internet aos demais módulos do SIASG, bem como de promover a integração com as bases de dados de outros Sistemas Corporativos, verificou-se algumas dificuldades de ordem política, quando da disponibilização do acesso às bases de dados de outros sistemas corporativos e de ordem técnica, requerendo a adequação de alguns desses sistemas. Foram também detectados algumas dificuldades sobre o Pregão Eletrônico, que precedeu de medida provisória para sua implementação e o SICAF, ratificado por decreto como o cadastro de fornecedores do Governo Federal. Relativamente aos aspectos operacionais ocorreu escassez de recursos financeiros para finalização e implantação do sistema no prazo contratado; dificuldades na alocação de recursos humanos com o conhecimento técnico necessário à disseminação e capacitação dos usuários e, ainda, número insuficiente de recursos operacionais de suporte e atendimento.
Para equalizar o contexto de implementação do site Comprasnet, o DLSG redimensionou seus recursos, priorizando a mão-de-obra mais qualificada, disponível no quadro de pessoal do Órgão, promovendo treinamentos, palestras e outros meios de capacitação que propiciaram a disponibilização do sistema aos usuários da Administração Pública, fornecedores do Governo e a sociedade em geral, que, também, passou a acompanhar a evolução dos processos licitatórios em curso.


5 – RECURSOS UTILIZADOS
Por tratar-se de um sistema estruturador do Governo Federal, que integra, através dos módulos a ele alocados, diversas bases de dados, o DLSG mantém equipes dedicadas à sua operacionalização e evolução.
As atividades de operacionalização do sistema estão distribuídas em quatro equipes, com atribuições específicas, quais sejam:
Equipe I: conta com quatro integrantes que respondem pela gestão de acesso ao sistema através da emissão, fornecimento e controle das senhas. Para a obtenção das senhas de acesso, os usuários devem atender alguns pré-requisitos, além de se responsabilizarem pelo uso adequado e integridade destas;
Equipe II: conta com seis integrantes que respondem pelo suporte aos usuários, orientando quanto ao uso e acompanhamento dos módulos que integram o ComprasNet, bem como sobre novas funcionalidades e serviços que são incorporados ao mesmo;
Equipe III: Conta com dois integrantes, responsáveis pela especificação, acompanhamento e homologação das evoluções do sistema;
Equipe IV: conta com onze integrantes que atuam na catalogação dos materiais e serviços adquiridos e contratados no âmbito da Administração Pública Federal, com base no modelo estabelecido pela Federal Supply Classification, utilizado por países da América do Norte e Europa.
Por ser um sistema dinâmico e em constante evolução, o Comprasnet requer investimentos permanentes. Para o exercício de 2001 estão previstos recursos na ordem de R$ 1.400.000,00, a título de manutenção e desenvolvimento. No entanto, utilizando-se da premissa do desenvolvimento auto-sustentável, novas funcionalidades que não constam do orçamento de 2001, devem ser implementadas ao longo do ano.


6 – MUDANÇAS EFETIVAMENTE OCORRIDAS: RELATO DA SITUAÇÃO ATUAL
Desde sua implantação o Comprasnet vem sendo aperfeiçoado com a introdução de novos recursos e serviços. Assim, as rotinas manuais de cadastramento de fornecedores e de validação de certidões foram substituídas por procedimentos automatizados que proporcionam maior segurança e agilidade ao processo em função das validações serem feitas junto às bases de dados da SRF, PGFN, INSS e FGTS. Consultas à base de dados, Download de Editais, resultados de licitações e contratos firmados, boletim estatístico mensal das compras públicas, avisos de licitações nas diversas modalidades também podem ser acessados e obtidos através do Comprasnet, proporcionando maior participação, agilidade e transparência ao processo de compras.
Há de se destacar, ainda, a incorporação ao referido sistema, a partir de dezembro de 2000, da versão eletrônica da modalidade de licitação Pregão, ou seja o “Pregão Eletrônico”, que disponibiliza opções específicas de acesso para o pregoeiro, fornecedores e a sociedade em geral.
Para o pregoeiro, que irá monitorar a realização do processo de compras, o acesso se dá através de senha específica, a partir do qual, este passa a ter visibilidade sobre as propostas recebidas, classificadas pela ordem de chegada e em relação aos preços ofertados, além de acesso à descrição do objeto , valor de referência, entre outras informações. Adicionalmente, o sistema mantém um Chat para a comunicação (Pregoeiro x Fornecedor), onde podem ser esclarecidas dúvidas e trocadas informações pertinentes ao Pregão Eletrônico que estiver sendo realizado. A opção fornecedor permite a elaboração e o encaminhamento da proposta, trazendo mensagens de “operação realizada com sucesso”, ou de devolução quando esta não for acatada. O fornecedor sempre terá a visão da melhor proposta e do lance de menor valor, podendo participar ou não da competição na etapa de lances. Caso seja exigido em edital, o fornecedor poderá anexar à sua proposta, arquivo contendo especificação detalhada do objeto. A sociedade pode acompanhar o processo de licitação que, ao final, terá disponibilizada pelo sistema, a todos interessados, ata circunstanciada dos fatos ocorridos no certame.
O conjunto de funcionalidades e recursos alocados ao ComprasNet, somados às novas funcionalidades que estão sendo implementadas ao longo do ano, coloca o Brasil no rank dos países que se utilizam da tecnologia da informação através da Internet, para efetivar as compras e contratações de bens e serviços comuns. Outro avanço que trará benefícios à Administração Pública nas suas três esferas (Federal, Estadual e Municipal) e também a outros segmentos de governo, são os Acordos de Cooperação Técnica, estendidos à órgãos do Poder Judiciário, Agências governamentais e Organismos não Governamentais, para acesso, uso ou consulta ao sistema. A utilização do ambiente virtual para os processos licitatórios, consultas, cadastramento de fornecedores (SICAFWEB) entre outros, resulta em importantes benefícios, tais como: ampliação do universo de participantes e conseqüentes aumentos da competitividade, redução das despesas do Governo com recursos de TI (servidores, circuitos, redes etc..), celeridade, transparência e redução nos preços de mercado, além de proporcionar à sociedade, em tempo real, o conhecimento dos fatos ocorridos. Percebe-se também o interesse dos usuários, principalmente dos fornecedores na utilização correta da Internet, vez que estes poderão participar de licitações de qualquer local do País que tenha recursos de TI, sem incorrer em gastos com deslocamentos, diárias, estadias, etc.. Trata-se de um processo complexo que implicará também em mudanças de cunho cultural dos fornecedores e da Administração Pública.
Com a média mensal de 130.000 acessos, em processo ascendente, o Comprasnet é uma realidade fática no contexto da globalização, impondo uma revisão e um reordenamento nos papéis do Governo, dos fornecedores e da sociedade em geral. Nesse sentido, o Brasil, a exemplo de outros países, na área de governo, está se estruturando e iniciando a mudança do paradigma na gestão das Compras Governamentais.