Sistema de Divulgação de Compras - SIDEC

FAQ - Perguntas e Respostas Freqüentes

1 - O que é o módulo SIDEC?

2 - Quais as funcionalidades que continuam dentro do SIDEC?

3 - Quais os eventos que serão incluídos pelo SIDEC?

4 - Como proceder para RETIFICAR / ALTERAR dados do EVENTO de RESULTADO de JULGAMENTO ou dados do EVENTO de HABILITAÇÃO já PUBLICADO no Diário Oficial da União?

5 - Como proceder para incluir um evento de HABILITAÇÃO e/ou RESULTADO de JULGAMENTO?

6 - Como proceder para consultar um PEDIDO de CATALOGAÇÃO de ITEM de MATERIAL e/ou SERVIÇO?

7 - Como proceder para incluir um ITEM de MATERIAL e/ou SERVIÇO no CATMAT e/ou no CATSER ?

8 - Onde incluir o aviso de Licitação, Dispensa/Inexigibilidade, Eventos e Pedido de Cotação Eletrônica?



1 - O que é o módulo SIDEC?

R - É o módulo do Sistema Integrado de Administração e Serviços Gerais - SIASG que possibilita a a divulgação eletrônica de alguns eventos dos avisos de licitação.

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2 - Quais as funcionalidades que continuam dentro do SIDEC?

R - as funcionalidades que continuam dentro do SIEDC são:

  • EVENTO DE LICITACAO
  • IMPRENSA NACIONAL
  • PEDIDO DE CATALOGACAO DE ITEM
  • CONFIGURAÇÃO DE TECLADO
  • VINCULAÇÃO CODIGO SIORG

As demais funcionalidades estão na Web - Portal Comprasnet - SIASGNet - no módulo Divulgação de Compras

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3 - Quais os eventos que serão incluídos pelo SIDEC?

R - Os eventos dos tipos abaixo:

  • 10 Habilitação
  • 11 Resultado de Julgamento
  • 13 Alteração de Habilitação
  • 14 Alteração de Resultado de Julgamento

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4 - Como proceder para RETIFICAR / ALTERAR dados do EVENTO de RESULTADO de JULGAMENTO ou dados do EVENTO de HABILITAÇÃO já PUBLICADO no Diário Oficial da União?

R - O usuário deverá seguir os procedimentos, abaixo relacionados.

  • No Módulo SIDEC / EVENTOS, acessar a opção ‘IALEVENTO’ (inclui/altera evento), informar os dados da licitação, selecionar o tipo de 14 (Alteração de Resultado de Julgamento) e/ou selecionar o tipo 13 (Alteração de Habilitação).
  • Incluir os dados relativos a licitação (tipo e número), informar os dados para publicação no Diário Oficial, informar os dados a serem alterados e confirmar a transação.

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5 - Como proceder para incluir um evento de HABILITAÇÃO e/ou RESULTADO de JULGAMENTO?

R - O usuário deverá seguir os procedimentos, abaixo relacionados:

No Módulo SIDEC / EVENTOS, acessar a opção ‘IALEVENTO’ (inclui/altera evento), informar os dados da licitação, selecionar o tipo de evento 10 (Habilitação) e/ou evento 11 (Resultado de Julgamento), descrever até 6 telas as informações referida Habilitação e/ou Julgamento.

  • Em seguida, confirmar os dados até o sistema emitir a mensagem "SE VOCÊ CONCLUIU A ENTRADA DE DADOS E A MESMA ESTÁ PRONTA PARA SER DIVULGADA, CONFIRME A TRANSAÇÃO".
  • Na opção "Consulta Evento de Licitação", consultar os dados registrados no sistema, o Evento de licitação deverá estar na situação de "A PUBLICAR".

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6 - Como proceder para consultar um PEDIDO de CATALOGAÇÃO de ITEM de MATERIAL e/ou SERVIÇO?

R - Acessar o modulo SIDEC > PEDIDO > CONPEDITEM > CONSULTA PEDIDO ITEM ENVIADO.

  • Informar o número do pedido ou a situação( teclar F1) e o período.

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7 - Como proceder para incluir um ITEM de MATERIAL e/ou SERVIÇO no CATMAT e/ou no CATSER ?

R - Usuário deverá seguir os passos abaixo:

  • Acessar o Sistema SIASG, módulo SIDEC, opção "PEDIDO - Pedido de Catalogação de Item.
  • Clicar em Inclui / Altera Pedido de Item - IALPEDITEM",
  • teclar o ‘ENTER’ para um pedido novo e em seguida preencher os campos abaixo, conforme as orientações.
  • DDD, FONE, RAMAL, FAX, E-MAIL ( E-mail é campo obrigatório ).
  • TIPO - informando M se for para MATERIAL e S se for para SERVIÇO.
  • NOME do ITEM a ser incluído.
  • UNIDADE de FORNECIMENTO do ITEM.
    • No campo SIGLA - tecle f1 e informe a primeira letra da sigla do radical.
    • No campo CAPACIDADE - preencha a capacidade do item com número inteiro.
    • No campo de UNID.MEDIDA - tecle f1 e informe a primeira letra da sigla do radical da unidade de medida.
    • ATENÇÃO: Quando o indicador de embalagem estiver com a letra N , não é necessário preencher o campo CAPACIDADE e UNID.MEDIDA.
  • Na tela seguinte SELECIONE O TIPO DE MATERIAL DO SEU PEDIDO com X e tecle ENTER.

Informe as CARACTERÍSTICAS FÍSICAS e APLICAÇÃO do item. Ao confirmar a inclusão dos dados, o sistema exibirá a mensagem " PEDIDO DE ITEM DE MATERIAL/SERVIÇO INCLUÍDO COM SUCESSO COM NÚMERO xxxx."

Importante: O usuário deverá acompanhar o andamento da solicitação com o número informado pelo sistema, utilizando a opção "Consulta Pedido de Item Enviado - CONPEDITEM".

Se PERSISTIR alguma dúvida, o usuário deverá entrar em contato com o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão na área responsável pela catalogação de itens, através de Comunica para a UASG 200999 ou preenchendo formulário disponibilizado na opção “fale conosco” no Portal Comprasnet.

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8 - Onde incluir o aviso de Licitação, Dispensa/Inexigibilidade, Eventos e Pedido de Cotação Eletrônica?

R - Todas estas funcionalidades estão no módulo Divulgação de Compras, disponível na web. Para acessar o módulo Divulgação de Compras, siga os procedimentos abaixo:

  • Acessar o site https://www.comprasnet.gov.br,
  • Clicar no menu "SIASG", no link Acesso ao SIASG: PRODUÇÃO,
  • Informar CPF e senha de acesso (a mesma senha utilizada para acessar o grande porte) e clicar em "Avançar".
  • Em seguida clicar em “SERVIÇOS DO GOVERNO”, “SIASGNet”, “Divulgação Compras”.

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