MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Universidade Federal do Ceará

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNI

LAB

Código da UASG: 158565


Pregão Eletrônico Nº 9/2019 - (Decreto Nº 5.450/2005)
Objeto: Objeto: Pregão Eletrônico - Aquisição de equipamentos para suprir as demandas do Laboratório de Hidráulica, a fim de atender as necessidades do Curso de Engenharia de Energias da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, conforme condições, quantidades, exigências e estimativas estabelecidas em edital e seus anexos.
Edital a partir de: 02/04/2019 das 09:30 às 12:30 Hs e das 14:30 às 16:00 Hs
Endereço: Av. Abolição, 03, Centro - Centro - Redenção (CE)
Telefone: (0xx85) 33321482
Fax: (0xx85)
Entrega da Proposta: 02/04/2019 às 09:30Hs


Itens de Material
 1 - BANCADA PROFISSIONAL
Sistema de treinamento em hidrostática e propriedades dos fluidos. Configuração mínima para o sistema: O equipamento deverá ser constituído de uma unidade móvel para realização dos experimentos do Princípio de Arquimedes e da estabilidade de um corpo flutuante. O equipamento experimental deverá possuir um equipamento de nível de fluido, um conjunto de manômetros de tubo em U, um tanque toroidal inclinado e uma balança para determinação do centro de pressão. O equipamento, para determinação das propriedades dos fluidos, deverá ter incluído um recipiente tipo eureka can , uma garrafa de gravidade específica, um equipamento de hidrômetro por capilaridade, um viscosímetro por queda de esfera e um medidor de gancho com vernier para medição do nível de fluido. Deverá possibilitar a execução, no mínimo, dos seguintes experimentos: propriedades dos fluídos; determinação da densidade (proveta de medida, recipiente de prova (Eureka), frasco de densidade e densidade dos sólidos); gravidade específica; capilaridade (ação capilar); viscosidade (demonstração da variação de viscosidade dos líquidos;conforme condições e especificações constantes em edital e seus anexos.
Tratamento Diferenciado: -
Aplicabilidade Decreto 7174: Não
Aplicabilidade Margem de Preferência: Não
Quantidade: 1
Unidade de fornecimento: UNIDADE

 2 - BANCADA PROFISSIONAL
Sistema de treinamento em teste de bombas em série e em paralelo. Configuração mínima para o sistema:Bancada de teste para obtenção das características das bombas centrífugas funcionando em série ou em paralelo, com dois motores AC no conjunto de teste, um para acionar cada bomba independentemente. A instrumentação e os controles devem ser fixados em módulos montados na seção superior da estrutura do equipamento. Deve possuir células de carga com extensômetros para medições de torque de acionamento de cada bomba e transdutores de proximidade para medição da velocidade das bombas. A velocidade e o torque para ambas as bombas devem ser mostradas digitalmente junto com os valores calculados da potência líquida no eixo. A vazão deve ser medida a partir do diferencial de pressão através de um medidor Venturi. Para fornecer diferentes condições de operação, válvulas de controle de vazão estão localizadas na entrada e na saída de cada bomba (antes do Venturi). Uma válvula de duas vias no sistema deve possibilitar que as bombas funcionem sozinhas, em paralelo ou em série. Conforme condições e especificações constantes em edital e seus anexos.
Tratamento Diferenciado: -
Aplicabilidade Decreto 7174: Não
Aplicabilidade Margem de Preferência: Não
Quantidade: 1
Unidade de fornecimento: UNIDADE

 3 - BANCADA PROFISSIONAL
Sistema de treinamento em trajetória de um jato e escoamento através de um orifício e número de reynolds e escoamento transicional. Composição mínima do sistema: O aparato que deverá mostrar o escoamento vertical e a trajetória horizontal de um jato através de diferentes orifícios (bocais). O equipamento deverá possuir um tanque cilíndrico transparente com encaixe na sua base para diferentes bocais com os orifícios para que possibilite ajustar a vazão pelo difusor. A água deverá deixar o tanque através do bocal e o jato que deverá sair do orifício é descarregado no tanque para medição em um reservatório volumétrico. Dimensões: Entre 700 e 800 mm de altura, 500 e 550 mm de largura e entre 450 e 500 mm de profundidade; altura manométrica máxima: entre 350 e 400 mm; vazão máxima: entre 10 e 15 litros por minuto e orifícios/bocais: um orifício com borda estreita e três bocais. Deverá permitir a realização dos seguintes estudos tecnológicos: determinação dos coeficientes de contratação e de velocidade; e consequentemente o cálculo do coeficiente de descarga; conforme condições e especificações constantes em edital e seus anexos.
Tratamento Diferenciado: -
Aplicabilidade Decreto 7174: Não
Aplicabilidade Margem de Preferência: Não
Quantidade: 1
Unidade de fornecimento: UNIDADE

Informações Adicionais do Download
O conteúdo deste edital é de inteira responsabilidade do órgão licitante, e eventuais problemas devem ser tratados com o mesmo.